POLÍTICA


Zambelli contrata psiquiatra de Suzane Richthofen em nova estratégia de defesa

Deputada tenta reverter prisão na Itália após condenação do STF por invasão a sistema do CNJ

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

 

A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde julho, contratou o psiquiatra Hewdy Lobo Ribeiro, conhecido por atuar em casos de repercussão nacional, como os de Suzane von Richthofen, Flordelis e Adélio Bispo. O objetivo é apresentar um laudo sobre a saúde mental da parlamentar, alegando fragilidade psicológica.

A medida ocorre após a Justiça italiana manter a prisão cautelar da bolsonarista nesta terça-feira (19). Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Depois da condenação, ela deixou o Brasil e foi detida em Roma.

Segundo os advogados, a deputada sofre de doenças como depressão, o que dificultaria sua permanência no sistema prisional. A defesa também acredita que o parecer médico pode ajudar a contestar acusações relacionadas ao porte ilegal de arma, em 2022.

Zambelli está detida na penitenciária de Rebibbia, nos arredores de Roma. Uma nova audiência foi marcada para o dia 27 de agosto, mas até lá a parlamentar seguirá presa. O caso segue em análise pela Justiça italiana, que decidirá sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil.