POLÍTICA


Wagner lidera mobilização parlamentar latino-americana pelo clima

Senador destaca papel dos legisladores e a urgência de financiamento para proteção ambiental

Foto: Alessandro Dantas / PT no Senado

 

O Congresso Nacional foi palco da abertura da 2ª Cúpula Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa da América Latina e do Caribe. A sessão solene, realizada nesta quarta-feira (6), foi requerida pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, e pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), reunindo parlamentares da região e representantes diplomáticos de diversos países para discutir estratégias para a COP 30, marcada para novembro em Belém, no Pará.

Protagonista no evento e referência no debate climático, Wagner reforçou a importância do protagonismo legislativo na construção de uma transição ecológica justa e alertou para o agravamento dos eventos climáticos extremos e o impacto desproporcional nas populações mais vulneráveis. “Não há futuro sustentável sem justiça social”, afirmou. E completou: “Não há transição justa sem financiamento adequado.”

Metas climáticas insuficientes

Wagner, que é membro-fundador do Observatório Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa da América Latina e do Caribe (OPCC), defendeu a urgência de ampliar os compromissos financeiros dos países desenvolvidos. Ele lembrou que a nova meta climática global estabelece US$ 300 bilhões anuais para nações em desenvolvimento até 2035, mas que as necessidades reais ultrapassam US$ 1,3 trilhão ao ano. “Precisamos de compromisso, inclusive econômico, principalmente das nações mais ricas, que podem e devem contribuir mais”, cobrou.

Protagonismo do Sul Global

Ao final de sua participação, Wagner fez um chamado à esperança e ao protagonismo do Sul Global: “Somos os mais afetados pela crise climática que não criamos, mas também detemos muitas das soluções. É hora de uma COP guiada pela luz que vem do Sul do mundo, uma COP sob as estrelas do Cruzeiro do Sul”. A Cúpula Parlamentar, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – Cepal/ONU, por meio do OPCC, tem como objetivo alinhar posições entre os países latino-americanos e caribenhos em torno de uma transição verde, inclusiva e regionalmente integrada.