POLÍTICA


Wagner defende urgência na regulação do ambiente digital: ‘Não pode continuar como terra sem lei’

"O objetivo não é limitar a liberdade de expressão dos usuários", afirmou o líder do governo no Senado

Foto: Alessandro Dantas / PT no Senado

 

O senador Jaques Wagner (PT) se posicionou nesta segunda-feira (18) sobre a necessidade de o Brasil avançar com o processo de regulamentação das redes. “Esse é um tema urgente! Já foi aprovado um Projeto de Lei no Senado e que está na Câmara (PL 2628), apoiado por nós, que protege nossas crianças e adolescentes. Ainda assim, até o final dessa semana, o governo Lula deve encaminhar ao Congresso novas medidas de regulação”, disse o parlamentar em publicação.

Na postagem, o senador afirmou que a internet é um “bem criado pela humanidade”, mas que “o mau uso dela tem gerado graves problemas: desinformação, crimes como pedofilia e, mais recentemente, o mau uso da inteligência artificial”, explicou.

Por conta disto, Wagner apontou que é fundamental que a regulamentação avance, pois, na visão do senador, é necessário garantir a responsabilização das plataformas digitais pela disseminação de conteúdos ilegais e criminosos. “O objetivo não é limitar a liberdade de expressão dos usuários, mas assegurar que o ambiente virtual também seja regido por regras claras e responsáveis. O mundo virtual não pode continuar como terra sem lei”, afirmou.