POLÍTICA


Vídeo: Lula critica resistência de homens ao exame de próstata: ‘O homão tem vergonha de tomar uma dedada’

Durante agenda em Mauá, presidente falou sobre saúde masculina ao visitar Carreta da Saúde

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou atenção, nesta segunda-feira (9), para a resistência de parte dos homens em realizar exames preventivos contra o câncer de próstata. Ao tratar do tema, Lula destacou que o preconceito e a vergonha ainda afastam muitos pacientes do diagnóstico precoce da doença.

A declaração foi feita em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, durante visita a uma Carreta da Saúde do programa “Agora Tem Especialistas”. Na ocasião, o presidente anunciou investimentos de R$ 45,8 milhões no Instituto Federal de Mauá e a entrega de ambulâncias para diferentes municípios.

No discurso, Lula também citou que a primeira-dama, Janja da Silva, irá passar por uma carreta da Saúde para realizar uma mamografia e, em seguida, reforçou a importância dos cuidados com a saúde masculina.

“Tem homem com 60 anos que nunca fez exame: ‘eu não posso, eu sou homem, eu não quero que o médico mexa nas minhas partes’. Enquanto a mulher se submete a um monte de exames, o homão tem vergonha de tomar uma dedada”, brincou o presidente.

Veja o vídeo