POLÍTICA


Vídeo do governo Lula contra ação no RJ diz que ‘é preciso mirar na cabeça, mas não de pessoas’

Campanha nas redes sociais ataca suposta falta de inteligência na ação policial contra o CV

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

O governo Lula divulgou um vídeo em que critica a megaoperação que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense. Intitulado “Explicando a operação policial no Rio de Janeiro com… inteligência”, a peça diz que o crime organizado é um dos maiores problemas do país, mas defende que “matar criminosos não é a solução”.

Em outro trecho, afirma que ações como a realizada no Rio colocam em risco famílias, crianças e os próprios policiais.

“Matar 120 pessoas não adianta nada. Mesmo se forem todos bandidos, amanhã tem outros 120 fazendo o trabalho”, diz o texto. Em tom irônico, a peça acrescenta: “É preciso mirar na cabeça, mas não de pessoas” — em referência à necessidade de atacar “o cérebro e o coração” das organizações criminosas.

O vídeo cita como exemplo de estratégia eficaz a força-tarefa entre o Ministério Público e Receita Federal que desarticulou um núcleo do PCC no setor de combustíveis e no mercado financeiro, em agosto. “Combate ao crime, para funcionar, precisa de mais inteligência e menos sangue.”

A publicação também defende a PEC da Segurança, proposta elaborada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que busca ampliar a integração entre as forças policiais e estabelecer diretrizes nacionais para o combate ao crime organizado.

“Se o crime é organizado, a resposta também tem que ser”, afirma o vídeo, que foi compartilhado no perfil oficial do governo federal e pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Assista ao vídeo