POLÍTICA


Vice-governador diz que balanço do Carnaval da Bahia é ‘positivo’

Geraldo Jr. esteve ao lado do governador Jerônimo Rodrigues nesta quarta-feira (18) em coletiva de imprensa

Foto: Assessoria

 

O vice-governador, Geraldo Jr. (MDB), participou, nesta quarta-feira (17), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da coletiva de imprensa de encerramento do Carnaval da Bahia 2026, apresentando o balanço final das ações integradas nas áreas de segurança, saúde, direitos humanos e assistência aos trabalhadores da festa.

Durante a coletiva, Geraldo reafirmou o caráter estruturado da atuação do Estado. “O Carnaval da Bahia 2026 mostrou que é possível garantir alegria com responsabilidade. Tivemos preservação de vidas, reforço na prevenção, cuidado com a saúde e proteção aos direitos e apoio aos trabalhadores da festa. Quem garante o Carnaval de Salvador é o Governo do Estado, com planejamento, integração e presença firme nas ruas. A presença do presidente Lula também foi um marco da nossa folia”, disse o vice-governador.

Geraldo disse ainda que o resultado é fruto de reuniões diárias de avaliação e da integração entre as secretarias e forças operacionais. “Foi um trabalho coletivo, com decisões estratégicas tomadas em tempo real. Encerramos a festa com a convicção de que o Estado esteve presente do começo ao fim, garantindo segurança, cuidado e organização para milhões de baianos e turistas”.

Segundo o governo estadual, os dados consolidados confirmam um resultado positivo, com preservação de vidas e zero registro de homicídios nos circuitos oficiais, atuação preventiva reforçada e presença permanente das forças de segurança. Ao longo da festa, foram mais de 7,5 mil objetos proibidos apreendidos nos portais de abordagem e mais de 65 autuações em flagrante.

Na saúde, o governo do Estado mobilizou mais de 4 mil plantões extras, ampliou estoques de medicamentos e realizou mais de 37 mil testes no acumulado do Carnaval, com encaminhamento imediato dos casos positivos. Também foram distribuídos mais de 1 milhão de preservativos.

O balanço também aponta um impacto positivo no turismo e na economia. A ocupação hoteleira ficou próxima da capacidade máxima em Salvador e em outros destinos do estado, com intensa movimentação nos aeroportos, rodoviárias e no setor de serviços. O Carnaval da Bahia 2026 impulsionou o comércio, a rede hoteleira, bares, restaurantes e trabalhadores informais, com incremento de R$ 8 bilhões na economia e consolidando a festa como motor de geração de renda e oportunidades.