POLÍTICA


Vice-governador destaca sucesso do II Fórum Internacional de Ciências Policiais na Bahia

Evento reuniu autoridades, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais para debater inteligência e inovação na segurança pública

Foto: Assessoria

 

O vice-governador Geraldo Júnior celebrou, nesta sexta-feira (31), o encerramento do II Fórum Internacional de Ciências Policiais (FICP Bahia 2025), realizado em Salvador. Representando o governador Jerônimo Rodrigues, ele participou da abertura do evento no SENAI CIMATEC, que reuniu policiais, gestores, pesquisadores e especialistas de diferentes países.

Em seu discurso, Geraldo Júnior elogiou o trabalho da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o secretário Marcelo Werner na organização do Fórum. “A Bahia se tornou sede de um movimento que ultrapassa fronteiras, reunindo polícias, universidades, empresas e governos em torno de uma ideia central: sem ciência, não há segurança sustentável”, afirmou.

O evento, promovido pelo Instituto Arrecife em parceria com a Superintendência de Inteligência da SSP, teve como tema “Inteligência Policial e Novas Tecnologias no Combate ao Crime”. A programação incluiu debates, painéis e oficinas sobre crimes digitais, cibersegurança, reconhecimento facial, gestão de imagens e policiamento orientado por inteligência.

Geraldo Júnior destacou também a importância do Fórum para fortalecer políticas públicas de segurança e valorizar os profissionais da área. “Os debates e palestrantes de peso contribuíram para o avanço das discussões sobre as ciências policiais e para o fortalecimento da integração, da inteligência e dos investimentos nos nossos policiais”, disse.

Entre os participantes, estavam Jason Potts, diretor de Segurança Pública de Las Vegas (EUA) e presidente da American Society of Evidence-Based Policing (ASEBP), além de especialistas e representantes de instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

O vice-governador reforçou o compromisso do governo baiano com ciência, tecnologia e capacitação na segurança pública. “Seguimos firmes, investindo em tecnologia, inteligência e capacitação, e fortalecendo nossos quadros com base no conhecimento. A Bahia segue no caminho certo, com uma política de segurança pública cada vez mais integrada, técnica e humana”, concluiu.