POLÍTICA


Vice‑secretário dos EUA diz que Brasil está caminhando para uma “ditadura judicial” após domiciliar de Bolsonaro

Christopher Landau criticou a decisão do STF e disse que ex-presidente foi punido por criticar Alexandre de Moraes 

Foto: Instagram/@deputysecstate

 

O vice‑secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, se manifestou contra a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que colocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar. Landau disse que a medida foi um “impulso orwelliano desenfreado”, afirmando que o tribunal e o país parecem estar se encaminhando para uma “ditadura judicial” por prender Bolsonaro apenas por criticar o ministro.

“Um dos desafios de ser um funcionário público é que suas ações estão sujeitas a críticas. Isso faz parte do contexto e você tem que esperar por isso. Aparentemente, ninguém contou isso ao Ministro Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que hoje colocou o ex-presidente Bolsonaro em prisão domiciliar e o privou do acesso a um celular. Seu suposto crime? Aparentemente, criticar o Ministro Moraes, o que o Ministro agora convenientemente caracteriza como uma “obstrução da justiça”. Os impulsos orwellianos desenfreados do Ministro estão arrastando sua Corte e seu país para o território desconhecido de uma ditadura judicial. ”, foi o que afirmou a autoridade americana em seu perfil no X.

Christopher Landau é o atual vice-secretário do Departamento de Estado norte-americano, órgão responsável pelas relações exteriores do país. O departamento é chefiado por Marco Rubio, chefe da diplomacia de Donald Trump.