POLÍTICA


Veto a PL da Dosimetria deve ser derrubado no Congresso, diz Lídice

Deputada afirmou que votou e continuará a votar contra redução de pena de condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) afirmou nesta segunda-feira (19) que o veto integral do projeto de lei da dosimetria deve ser derrubado no Congresso Nacional. A proposta reduz a pena dos condenados pelos ataques golpistas de 8 de Janeiro e também beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso desde novembro.

“Provavelmente será derrubado o veto. Eu sou contra, votei contra, vou continuar votando contra, a favor da permanência do veto do presidente, porque este projeto é extremamente danoso à sociedade brasileira”, declarou Lídice ao MundoBA.

Após veto anunciado por Lula, o senador Esperidião Amin (PP) protocolou um projeto que pede a anistia total aos envolvidos nas depredações dos prédios dos Três Poderes.

Para Lídice, o episódio não pode cair no esquecimento. “As pessoas não podem se esquecer daquela cena absurda e isso estava dentro de um contexto de criar o caos no Brasil e favorecer o golpe. Estavam aquelas pessoas nas portas dos quartéis em Brasília e em todo o Brasil para pedir a volta dos militares ao poder. Inacreditável. E agora um projeto desse foi feito para anistiar, para diminuir a dose, caminhando para uma certa anistia daqueles que programaram tudo isso. O que nós temos é a necessidade da sociedade de ter essa punição”, afirmou a deputada.

A oposição já afirmou que pretende pedir ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que a matéria seja analisada logo no início do ano legislativo, em fevereiro.

Sem maioria no Congresso, o governo Lula enfrenta a aposta de bolsonaristas de que conseguirão atrair o centrão para derrubar o veto.