POLÍTICA


Vereador do PL é preso por apoiar construção de barricadas de facção no RJ

Ernane Aleixo é suspeito de apoiar organização criminosa em troca de benefícios financeiros e eleitorais, segundo a Polícia Civil

Foto Reprodução/Redes sociais

 

O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti (RJ), foi preso nesta terça-feira (25) sob suspeita de apoiar a facção TCP (Terceiro Comando Puro) em troca de benefícios financeiros e eleitorais. Ele foi alvo da Operação Muro de Favores, que mira um núcleo criminoso ligado à organização.

Segundo a Polícia Civil, Aleixo teria enviado áudios e mensagens oferecendo material e suporte para a construção de barricadas em Vilar do Telles. O bloqueio em comunidades costuma ser uma tática de criminosos para impedir a entrada de equipes policiais e de serviços básicos à população.

A investigação apurou que ele negociou ainda vagas na administração pública para criminosos em troca de apoio político. O vereador é apontado como um dos integrantes do “coração logístico e financeiro do esquema”, que se mantém por vínculos diretos com agentes políticos locais.

Além dele, o irmão de um suposto traficante do TCP também foi preso na ação. Conforme os agentes, o núcleo auxiliar da facção está ligado ao tráfico de drogas, homicídios, extorsão qualificada de comerciantes e lavagem de dinheiro.

O TCP é uma das três maiores facções do estado do Rio de Janeiro.