POLÍTICA


Vereador alerta para impacto viário e falta de transparência sobre a Ponte Salvador-Itaparica

Cláudio Tinoco cita risco à Feira de São Joaquim, desapropriações já iniciadas e reclama que sociedade ainda não conhece efeitos reais do projeto

Foto: Assessoria

 

O vereador Cláudio Tinoco (União Brasil) reagiu às declarações do secretário da Ponte Salvador-Itaparica sobre possíveis desocupação e o avanço do projeto sem detalhamento público. Para o MundoBA, o parlamentar afirmou que os efeitos da obra já estão sendo sentidos e sem clareza necessária.

“Sem dúvida, o traçado da ponte trará um alto impacto viário em Salvador e as desocupações ou desapropriações já começaram”, afirmou Tinoco. Ele destacou duas preocupações principais: o risco à tradicional Feira de São Joaquim e a pressão adicional sobre a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. 

“As conexões com a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos receberão um fluxo de veículos não previsto na sua concepção original, ensejando ampliações e mais desocupações no seu entorno”, alertou.

O vereador também trouxe à tona críticas feitas por moradores da Ilha de Itaparica em audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal. “De fato, comunidades tradicionais da Ilha manifestaram recentemente, em audiência pública promovida pelo MPF, inúmeras queixas a respeito da falta de transparência e diálogo sobre os impactos em seus territórios”.

Segundo ele, a ausência de informação detalhada após tantos anos de discussão aumenta a desconfiança da população. “Depois de tanto tempo decorrido deste projeto, a sociedade ainda não tem pleno domínio dos impactos que a ponte promoverá nas comunidades e isso eleva o nível de desconfiança e descrença da população”.

Tinoco cobrou que o governo divulgue tudo que está sendo mantido fora do debate público: “Espero que o secretário dê maior transparência ao projeto, disponibilize e publique os mapas, plantas e informações do traçado e todas as intervenções e impactos que a ponte trará na fase da obra e na operação”.