POLÍTICA


União Brasil dá 24h para filiados deixarem cargos no governo Lula

Segundo o partido, integrantes que não cumprirem a decisão poderão enfrentar processo de expulsão

Foto: Sidney Lins Jr. / Agência Liderança

 

O União Brasil determinou nesta quinta-feira (18) a saída de todos os filiados com cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em até 24 horas. O partido declarou que os integrantes que não cumprirem a decisão poderão enfrentar processo de expulsão.

Com isso, o ministro do Turismo, Celso Sabino (UB) e outros filiados têm apenas um dia para apresentar seus pedidos de demissão.

A antecipação do movimento de saída acontece depois da federação do partido com o PP. Com 59 deputados e 7 senadores, o União Brasil é a terceira maior bancada da Câmara e peça-chave na governabilidade de Lula.

“Todos os filiados do União Brasil […] requeiram a sua imediata exoneração dos cargos públicos de livre nomeação e exoneração e/ou funções de confiança eventualmente ocupados no âmbito da Administração Pública Federal Direta (ministérios) ou Indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista)”, afirma o partido.

Conforme o documento, assinado pelo presidente Antonio de Rueda, que se tornou alvo de investigação da Polícia Federal, nesta quinta (18), em operação contra o PCC, a decisão foi tomada “considerando a necessidade de preservar a independência partidária e a coerência política do União Brasil”.