POLÍTICA


Top 3 de mais faltosos na CMS tem novato e vereadores que receberam quase 20 mil votos em 2024

Ao todo, trio contabiliza com 25 ausências em sessões realizadas na Câmara

Foto: Reginaldo Ipê, Diretoria de Comunicação e Antônio Queirós/CMS

 

Dos 43 vereadores de Salvador, três aparecem entre os mais faltosos da Câmara Municipal neste ano de 2025, primeiro de atual legislatura após as eleições do ano passado. Neste “top 3”, há um novato e outros dois parlamentares de mandato que, em 2024, tiveram juntos quase 20 mil votos.

O levantamento, feito pelo portal A Tarde, observou o período entre janeiro e o dia 17 de junho, data da última sessão do primeiro semestre — foram 43 encontros, ao todo. O ranking, por sua vez, não leva em conta o período em que os vereadores estiveram licenciados da função.

Dos três que tomaram mais faltas, a recordista é a vereadora Débora Santana (PDT), com 15 faltas no período. Em segundo lugar, empatados, vem Marcelo Guimarães Neto (União) e Alexandre Aleluia (PL) — cada um teve cinco faltas. Em 2024, enquanto Guimarães Neto foi o eleito para o primeiro mandato após receber 8.873 votos, a pedetista obteve 10.137 votos e o liberal, 9.788.

Conforme o regimento interno da Câmara Municipal de Salvador (CMS), as ausências do ambiente de trabalho devem ser feitas sob justificativa. Entre as válidas, estão: Assumir cargo de superintendências ou secretárias, tratamento de saúde e doença em pessoa da família ou gestantes.