POLÍTICA


Tinoco rebate colega de partido que quer limitar nordestinos no Sul: ‘Xenofobia é crime’

Parlamentar criticou proposta de vereador de SC que busca restringir migração ao Sul do país

Foto: Assessoria

 

O vereador de Salvador, Claudio Tinoco (União Brasil), criticou duramente o projeto apresentado por Mateus Batista (União Brasil), de Joinville, em Santa Catarina, que pretende restringir a entrada de migrantes do Norte e Nordeste no estado.

“A xenofobia é crime e nós que somos baianos, e bons baianos, exigimos respeito”, afirmou Tinoco em entrevista ao MundoBA.

O parlamentar disse ter ficado “estarrecido” com a proposta, que classifica o crescimento migratório como ameaça de transformar Santa Catarina em um “favelão”. Para Tinoco, a fala reforça preconceitos e ignora a contribuição histórica dos nordestinos.

Tinoco ainda afirmou que a migração é fruto da busca por oportunidades, não apenas no Sul, mas também em São Paulo e até em outros países. “Faltam políticas claras de qualificação, geração de empregos e segurança pública na Bahia. Esse é o verdadeiro desafio, e não impedir que nossos conterrâneos busquem uma vida melhor”, disse.

Ao final, o vereador baiano fez um convite a Mateus Batista e aos catarinenses. “Venham para Salvador, venham conhecer o estado mais bonito do Brasil. Aqui sempre recebemos todos de braços abertos, ao contrário de quem quer dividir o país”, concluiu.