Tiago Correia critica ‘estagnação da Bahia’ na geração de empregos
Líder da oposição na Alba ainda elogiou resultados positivos de Salvador na geração de empregos e no combate ao desemprego

Foto: Assessoria
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Tiago Correia (PSDB), chamou atenção nesta sexta-feira (16) para os resultados positivos de Salvador na geração de empregos e no combate ao desemprego, fazendo um contraponto com o cenário da Bahia. Com base nos dados da PNAD Contínua do primeiro trimestre de 2025, divulgados pelo IBGE, a capital baiana registrou a menor taxa de desocupação desde o início da série histórica, iniciada em 2012.
Salvador teve índice de 9,2%, ficando abaixo do percentual de 10,9% da Bahia, que, por sua vez, registrou segunda maior taxa de desocupação do país, atrás apenas de Pernambuco (11,6%), e quase três vezes superior à de Santa Catarina (3,0%), a menor do país. Além disso, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no primeiro trimestre, Salvador teve saldo positivo de 13.921 empregos formais, enquanto a Bahia teve resultado de 2.998 novas vagas. Ou seja, sem a capital, a Bahia teria saldo negativo.
O parlamentar afirmou que a capital baiana é exemplo de gestão eficiente e compromisso com o desenvolvimento, desde a gestão ACM Neto e agora sob a continuidade de Bruno Reis, ao contrário do que tem sido feito pelo governo estadual, comandado pelo PT há quase duas décadas.
Para Tiago Correia, os números evidenciam o abismo de gestão entre Salvador e o Estado. “A Bahia se encontra no ranking geral de Competitividade na 22ª posição, acima, apenas, dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Roraima. Isso mostra que nesses 20 anos o PT não conseguiu manter a Bahia como um dos estados menos atrativos”, disse.
“Enquanto Salvador avança com políticas sérias e resultados concretos, o restante da Bahia continua parado no tempo. Os dados do Caged mostram que, sem a força da capital, o estado teria começado o ano com um saldo negativo na geração de empregos. Isso é reflexo direto da incompetência administrativa dos governos petistas”, afirmou o deputado.
Tiago lembrou que Salvador tem colhido os frutos de um trabalho iniciado ainda na gestão do ex-prefeito ACM Neto e mantido com eficiência pelo atual prefeito Bruno Reis. “A prefeitura investiu em qualificação com o Treinar para Empregar, criou um ambiente de negócios atrativo com o Invista Salvador e promoveu a desburocratização como nunca se viu na história da cidade. O resultado é a abertura recorde de empresas, redução do desemprego e mais oportunidades para os soteropolitanos”, declarou.
O parlamentar criticou ainda o abandono de equipamentos do estado, como o antigo centro de convenções, que permanece em ruínas até hoje. “Enquanto o governo estadual abandonou um dos principais símbolos do turismo de negócios da Bahia, a prefeitura foi lá e fez: construiu um novo Centro de Convenções, moderno, funcional e à altura da nossa capital. Isso recolocou Salvador no circuito dos grandes eventos e trouxe geração de emprego e renda para milhares de pessoas”, disse.
Para Correia, as gestões de Neto e Bruno em Salvador comprovam que impulsionar o desenvolvimento econômico promove a geração de emprego e renda e melhora a vida das pessoas. “O que vemos no país é que a Bahia vem perdendo protagonismo econômico ano após ano, o que se reflete nos dados de desemprego, em que o Estado aparece constantemente em primeiro lugar. A Bahia precisa seguir esse exemplo e romper com esse ciclo de ineficiência e promessas não cumpridas”, disse.