Temer: Articulação por candidatura de centro e direita em 2026 não vai contra Bolsonaro
Ex-presidente diz trabalhar para unir governadores em torno de uma candidatura presidencial única, sem excluir Bolsonaro

Foto: Cesar Itiberê/PR
O ex-presidente Michel Temer (MDB) está em missão para unir governadores de direita e centro-direita em torno de uma candidatura presidencial única para as eleições de 2026. Em suas articulações, ele não exclui a possibilidade de incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de sua atual inelegibilidade, de acordo com publicação do jornal Folha de São Paulo.
Temer tem se reunido com governadores como Eduardo Leite, Ratinho Junior, Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Tarcísio de Freitas para discutir um programa unificado que priorize as pautas do centro e da direita. A ideia é criar um plano para o país, que possa ser apresentado até mesmo a Bolsonaro, caso ele consiga se tornar elegível novamente. O ex-presidente destaca que a oposição a Bolsonaro dentro desse grupo não seria viável, dado seu prestígio eleitoral.
Nos Estados Unidos, Tarcísio de Freitas comentou que ainda é cedo para pensar em 2026, enfatizando que atualmente sua prioridade é entregar resultados. Já figuras como o pastor Silas Malafaia e o senador Flávio Bolsonaro demonstraram desconforto com a movimentação política de Temer, criticando a exclusão inicial de Bolsonaro nas conversas.
Temer defende que o foco deve ser em um projeto para o Brasil, em vez de nomes específicos. Ele acredita que uma disputa restrita entre Lula e Bolsonaro não é saudável para o país. O emedebista argumenta que a proposta de um programa abrangente para o Brasil, envolvendo economia, educação e saúde, pode trazer benefícios significativos, evitando temas polêmicos como costumes e anistias ligadas à trama golpista.