POLÍTICA


Tarcísio defende discutir prisão perpétua e cita experiência de Bukele em evento com investidores

Governador de São Paulo propõe mudanças na legislação penal e sugere referendo em 2026; ele também elogia ações de segurança adotadas em El Salvador

Foto: Reprodução/GloboNews

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (27) que considera necessária uma revisão profunda na legislação penal brasileira, incluindo a possibilidade de adoção da prisão perpétua para crimes específicos. As declarações foram feitas durante o Annual Meeting, promovido pela XP Asset Management, em São Paulo.

Segundo o governador, medidas mais duras poderiam ser submetidas a debate público e avaliadas em um referendo já nas eleições de 2026. Tarcísio, que é pré-candidato ao próximo pleito, afirmou que a ideia não representaria um “absurdo” dentro do contexto atual de enfrentamento ao crime organizado.

No evento, o governador também elogiou a política de segurança implementada pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele, marcada por ações de tolerância zero e amplamente criticada por violações de direitos humanos. Para Tarcísio, a experiência salvadorenha demonstra que “aumentar a sensação de segurança” pode beneficiar tanto moradores quanto investidores.

Ao comentar o papel do Congresso na atualização das leis relacionadas às facções criminosas, Tarcísio defendeu que o país precisa elevar o “custo do crime” e citou como exemplo as operações Escudo e Verão, realizadas pela Polícia Militar no litoral paulista e que resultaram em ao menos 84 mortes. Para ele, ações mais rígidas foram necessárias para evitar que grupos criminosos consolidassem domínio territorial na região.