POLÍTICA


Sobrinho de Dilma aciona PGR por viagem de deputados a El Salvador paga pela Câmara

Justificativa de parente da ex-presidente é que participação em fórum não envolve funções típicas do mandato

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

 

Sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff e vereador de Belo Horizonte, Pedro Rousseff (PT) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra cinco deputados federais que receberam R$ 100 mil da Câmara para viajar a El Salvador.

Segundo informações do colunista Igor Gadelha, a justificativa de Pedro Rousseff é que a participação dos parlamentares em fórum político no país centro-americano deveria ser feita sem gastos públicos por não envolver funções típicas do mandato.

Ainda segundo Igor Gadelha, a Câmara gastou R$ 100 mil com os cinco deputados, dinheiro usado para pagar diárias de hotel e passagens aéreas. Os parlamentares que viajaram foram Nikolas Ferreira (PL-MG), Padovani (União Brasil-PR), Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG), Coronel Assis (União Brasil-MT) e Delegado Fabio Costa (PP-AL).

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, se tornou símbolo da direita brasileira e mundial. No cargo desde 2019, Bukele já disse publicamente que não se preocupa em ser chamado de ditador. O congresso do seu país aprovou medida que viabiliza reeleições de forma ilimitada.