POLÍTICA


Silvio Costa Filho agradece apoio de Lula à sua pré-candidatura ao Senado em 2026

Ministro diz estar preparado para disputar vaga por Pernambuco; Republicanos ainda não definiu alinhamento nacional

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, agradeceu nesta terça-feira (4) o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sua pré-candidatura ao Senado Federal em 2026, por Pernambuco. A sinalização ocorre mesmo com o Republicanos, partido do ministro, ainda sem posição definida sobre alianças nacionais nas próximas eleições.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, Costa Filho afirmou que recebe o apoio com “gratidão” e declarou sentir-se preparado para a disputa. Segundo ele, seu objetivo é representar Pernambuco e dialogar com pautas de interesse da população. Para concorrer ao Senado, o ministro deverá deixar a pasta até abril de 2026. “Eu me sinto pronto preparado para ser um senador que efetivamente represente o povo brasileiro e a gente possa dialogar com as pautas de interesse da sociedade”, afirmou o ministro.

O Republicanos, porém, vive indefinição quanto ao projeto eleitoral. A sigla tem como potencial candidato à Presidência o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que ainda não confirmou intenção de disputar o cargo e afirma priorizar a reeleição ao governo paulista. Mesmo assim, Costa Filho já declarou que manterá apoio a Lula independentemente da candidatura de Tarcísio.

O ministro afirmou que, até lá, seguirá cumprindo a agenda da pasta e percorrendo o país para avançar nas entregas previstas pelo governo federal. “Meu principal objetivo agora é continuar andando o Brasil e trabalhando pra gente poder fazer as entregas que o povo brasileiro precisa”.