POLÍTICA


Senadores votam convocação de Jorge Messias na CPMI do INSS nesta quinta-feira (27)

AGU é acusado por parlamentares de blindar pedidos de bloqueios judiciais contra sindicato envolvido em desvios de beneficiários do instituto

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana (Podemos-MG), publicou em sua página na rede social X que a comissão votará nesta quinta-feira (27) se Jorge Messias deverá ser convocado para depoimento.

Advogado-geral da União desde 1º de janeiro de 2023, Jorge Messias é acusado por alguns senadores de blindar pedidos de bloqueios judiciais contra o Sindnapi-FS, sindicato envolvido em desvios de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O irmão do presidente Lula (PT), Frei Chico, é vice-presidente do Sindnapi-FS.

O senador Carlos Jordy (PL-RJ) disse querer entender por que Messias “não fez nada” no momento em que haviam suspeitas contra o Sindnapi-FS, que posteriormente se tornou alvo da Operação Sem Desconto.

Messias foi indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por Lula nesta quinta-feira (20). Para tomar posse na corte, Messias precisa ser sabatinado no Senado, que aprovará ou não seu nome. Representantes da casa legislativa, inclusive o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defendiam a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o que causou mal-estar entre governo e parlamento.