POLÍTICA


Senador Jaques Wagner defende fim do imposto para salários até R$ 5 mil

Projeto do governo federal visa reduzir desigualdade e estimular a economia, segundo parlamentar

Foto: Rafael Nunes/Assessoria

 

O senador Jaques Wagner (PT) afirmou que o Congresso Nacional deve aprovar o projeto de lei do governo Lula que zera o imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, aumentando a tributação sobre os mais ricos. Para ele, a medida é uma forma de justiça social, destinada a reduzir a desigualdade no país.

“Quem ganha até 5 mil reais não tem que pagar imposto de renda. Quem tem que pagar mais é o pessoal lá de cima, muito longe da gente. E não estou falando da classe média, de quem tem seu carro, sua casa, seu negócio. Tô falando de milionários, que estão lá em cima na pirâmide social, que têm que dar sua contribuição para o Brasil ter mais justiça social”, declarou Wagner.

O senador também ressaltou que há apoio suficiente no Congresso para aprovação do texto e que a medida reflete a prioridade do governo em beneficiar famílias de menor renda. “A gente tem voto para aprovar, não tenho muita dúvida, e está tudo pronto para ser votado. Essa é a vontade do presidente Lula, que, como vem de uma origem muito humilde, pensa sempre nos mais simples. Eu não tenho dúvida que isso vai ajudar profundamente as famílias brasileiras a terem mais prosperidade e mais cidadania”, disse.

Além do impacto social, Wagner apontou efeitos positivos para a economia: o dinheiro que deixará de ser pago em impostos deverá ser gasto em consumo e investimentos locais, beneficiando o comércio e ampliando o alcance social do projeto.