POLÍTICA


Secretário do PT elogia diplomacia de Lula após encontro com Trump na Malásia

Éden Valadares destaca diálogo e respeito mútuo como fatores para entendimento sobre tarifas comerciais com os EUA.

Foto: Ricardo Stuckert

 

Após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste domingo (26), na Malásia, o secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, comentou sobre a postura diplomática do líder brasileiro. O encontro teve como objetivo discutir tarifas aplicadas a produtos brasileiros, e Trump afirmou acreditar na possibilidade de chegar a um “bom acordo” com o Brasil.

“Lula é um diplomata, símbolo mundial da democracia, um líder que fala com o mundo de igual para igual, com respeito, diálogo e compromisso, com a paz”, destacou Éden, elogiando a articulação do presidente que influenciou a posição do republicano.

O secretário reforçou ainda a importância do respeito mútuo entre nações como base para entendimento e negociação. “Quando o Brasil se faz respeitar, o mundo escuta. Da mesma forma, ao respeitar o mundo, conquistamos respeito e abertura para o diálogo”, afirmou. Segundo Éden, a postura de Lula demonstra que a diplomacia baseada em diálogo e reciprocidade é fundamental para alcançar resultados concretos e fortalecer as relações internacionais do país.