POLÍTICA


Sanções contra Moraes devem ser debatidas por Lula em encontro com Trump

Presidentes podem conversar por telefone ou vídeo ainda nesta semana

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um dos assuntos incluídos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no encontro com Donald Trump é as sanções contra Alexandre de Moraes. O petista pretende debater com o líder norte-americano a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro, além de uma reversão da suspensão dos vistos de entrada suspensos de autoridades do Executivo e do Judiciário brasileiros.

Os interlocutores de ambos os países estão em diálogo desde 23 de setembro, quando Trump afirmou publicamente que teria um encontro com Lula. O chanceler brasileiro Mauro Vieira, ficou uma semana em Nova York tendo contatos com membros do governo dos EUA.

Existe a possibilidade dos presidentes conversarem ainda nesta semana por telefone ou videoconferência. Uma parte do Planalto quer que o encontro aconteça logo, com receio de deixar o momento esfriar.

Já a logística para um encontro presencial demandaria mais tempo. O governo brasileiro não tem intenção de fazer a reunião na Casa Branca, temendo que Trump possa colocar Lula em uma “armadilha”.

A alternativa para isso, seria realizar o encontro em um terceiro país ou na residência de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida.