POLÍTICA


Salles compara ponte à ‘luta contra ViaBahia’: ‘Não podemos depender de uma só entrada’

Deputado estadual falou durante apresentação do projeto do sistema viário Salvador-Itaparica em evento na Alba

Foto: Lucas Franco/MundoBA

 

O deputado estadual Eduardo Salles (PP) comparou eventuais benefícios da ponte Salvador-Itaparica com o fim da concessão da ViaBahia em estradas federais na Bahia. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (17), durante apresentação do projeto da obra, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O evento teve a presença de parlamentares governistas e representantes do consórcio responsável pela construção do sistema viário.

“Para quem viveu e sofreu com a ViaBahia, sabemos que não podemos depender de uma só entrada”, justificou. Atualmente, Salvador e Itaparica estão conectadas por travessia via ferry boat ou pela BR-101.

Após pressão dos deputados estaduais, inclusive com idas a Brasília, a ViaBahia deixou as concessões das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 em maio deste ano. À época, parlamentares da Alba alegavam que acidentes nas estradas eram resultado de má conservação das pistas. Mesmo após o fim da concessão, a empresa embolsará quase R$ 1 bilhão de indenização.

“Não é só obra de mobilidade urbana, mas escoamento de produtos, como soja e algodão”, continuou Salles sobre a ponte Salvador-Itaparica, que deve ter início das obras em junho de 2026.

Segundo o governo Jerônimo Rodrigues (PT), projetos anteriores para viabilizar a obra foram descartados porque, durante a pandemia de Covid-19, houve revisão nos custos da execução, por consequência da inflação durante a crise sanitária.