POLÍTICA


Saída de Lewandowski do Ministério da Justiça acende alerta na PF, diz coluna

Ministro deve deixar pasta ainda neste mês

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

 

A expectativa de saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública nos próximos dias acendeu um alerta entre policiais federais. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Delegados da PF, que se queixam da desvalorização salarial e da carreira, lembram que o ministro anunciou, quase dois meses atrás, a elaboração de um projeto de lei para instituir o Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, cujos recursos seriam provenientes, sobretudo, da arrecadação da descapitalização realizada pelas polícias federais.

A proposta prevê a concessão de duas gratificações a integrantes da PF, PRF e Polícia Penal Federal: uma de eficiência institucional, extensiva aos aposentados, e a outra de produtividade.

O anúncio foi feito no Dia do Policial Federal, em 17 de novembro, mas até agora o projeto não foi enviado ao Congresso. Integrantes da PF têm feito pressão junto ao diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, para que Lewandowski não deixe o cargo antes de cumprir sua promessa.