POLÍTICA


Saiba quem é o suplente de Carla Zambelli que deve assumir mandato em breve

Adilson Barroso ocupou a vaga de Derrite entre 2023 e novembro de 2025

Foto: Marcos Corrêa/PR

 

Com a iminente perda do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o suplente Adilson Barroso (PL-SP) deve assumir sua vaga nos próximos dias. 

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, anulou nesta quinta-feira (11) a votação da Câmara que manteve o mandato da deputada condenada e determinou a perda imediata do mandato. A Primeira Turma do Supremo vota nesta sexta-feira (12) sobre a decisão.

Moraes ordenou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente em até 48 horas. Adilson, que recebeu 62 mil votos no pleito de 2022, deverá voltar à Câmara após um mês.

Adilson ocupou a vaga de Guilherme Derrite (PP-SP) na Câmara dos Deputados entre 2023 e novembro de 2025. Durante o período, Derrite chefiou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. No entanto, uma manobra da oposição ao governo Lula (PT) foi feita para que o deputado licenciado voltasse à Câmara para se tornar relator do PL Antifacção. Derrite migrou do PL para o PP em 2025, o que possibilitou a suplência de Adilson.

Adilson também foi vice-prefeito de Barrinha entre 1997 e 2002 e deputado estadual em São Paulo de 2003 a 2010. Ao longo de sua carreira política, já foi filiado a sete partidos, incluindo o PL.

Saída da Câmara

Adilson deixou a Câmara com a volta de Derrite à casa legislativa para assumir a relatoria do PL Antifacção. O texto-base foi aprovado na Câmara em 18 de novembro e no Senado na última quarta-feira (10).