Rui e Wagner reforçam candidatura ao Senado; dilema sobre formação de chapa com Coronel aumenta
Ministro da Casa Civil refutou possibilidade de ser candidato ao Governo; Jaques Wagner chamou de "plantação" sacrifício de sua candidatura à Câmara Alta

Foto: Montagem|Jefferson Rudy/Ag. Senado, Roque de Sá/Ag. Senado e Wagner Lopes/CC
O dilema na base governista sobre a formação da chapa majoritária na Bahia, para 2026, aumentou. Nesta segunda-feira (26), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o senador Jaques Wagner (PT-BA), reforçaram a intenção de concorrer a uma vaga para a Câmara Alta, em 2026, e que Jerônimo Rodrigues (PT) tentará a reeleição ao Governo do Estado.
Este cenário dificulta as chances do senador Angelo Coronel (PSD-BA) tentar a recondução dentro do grupo político do qual faz parte, já que a chapa em questão seria uma “puro-sangue”, formada apenas por membros de um único partido.
Jaques Wagner já havia refutado, no domingo (26), em postagem nas redes sociais, a possibilidade de abrir mão da sua candidatura ao Senado, atendendo a um pedido do presidente Lula (PT) como forma de garantir o apoio do PSD na disputa à Presidência da República em 2026.
“Sou candidatíssimo à reeleição em 2026, como acredito que Jerônimo também será. O resto é plantação daqui e de acolá”, disse ele à Rádio Metrópole. Ao ser questionado sobre como ficaria a situação de Angelo Coronel em meio a essa indefinição, Wagner resumiu: “Eu e Coronel vamos ter que discutir como a gente ajeita”.
‘Nós vamos conversar’, diz Rui Costa
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi mais uma a sinalizar a possibilidade de uma conversa entre ele, Wagner e Coronel para chegar a um denominador comum sobre a formação da chapa majoritária em 2026.
O ex-governador da Bahia, no entanto, negou que seria o candidato da base governista na disputa ao Palácio de Ondina, no lugar de Jerônimo Rodrigues (PT), ao contrário do que foi veiculado na semana passada.
“Nosso candidato a governador chama-se Jerônimo Rodrigues. Nosso candidato à reeleição ao Senado chama-se Jaques Wagner”, disse Rui à Rádio Metrópole FM. “Estou colocando meu nome a uma vaga de senador e nós vamos conversar”, finalizou.