POLÍTICA


Rui Costa diz que decisão sobre candidatura ao Senado será tomada apenas em 2026

Em entrevista, ministro da Casa Civil disse que Lula vai enfrentar '50 tons de Bolsonaro' nas eleições do próximo ano

Ailton Fernandes/Casa Civil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, diz que decisão a candidatura dele ao Senado só terá tomada no próximo ano, ainda que já tenha sinalizando, em declarações recentes, o desejo de concorrer a uma vaga na Casa. Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, na segunda-feira (7), o ex-governador da Bahia afirmou que a confirmação ou não será tomada após conversa com o presidente Lula (PT).

“Na posição em que eu estou, eu não posso antecipar uma posição minha este ano. Eu não tenho feito isso”, afirmou. “Eu tive uma conversa prévia com o presidente [Lula], em janeiro e fevereiro do ano que vem, eu vou sentar com ele e conversar qual é a melhor estratégia que eu devo fazer e lá faremos uma avaliação”, completou o ministro.

’50 tons de Bolsonaro’

Sobre as eleições à Presidência da República, Rui deu uma cutucada nos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que Lula vai enfrentar ‘50 tons de Bolsonaro’, em alusão aos nomes citados como virtuais candidatos ao Palácio do Planalto, a exemplo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Michelle Bolsonaro (PL).

“Na política, já dá trabalho organizar o seu time. Se você quiser organizar o time adversário, a chance de sucesso é menor. No ano que vem, o presidente Lula irá enfrentar ‘50 tons de Bolsonaro’. Todos os candidatos da direita são variações do Bolsonaro. São diferenças e nuances de um mesmo tom”, afirmou Rui Costa.