POLÍTICA


Rui Costa diz que governo prepara decreto de reciprocidade para responder tarifa de Trump

Ministro da Casa Civil afirmou que medidas serão analisadas até 1º de agosto para proteger economia e empregos no Brasil

Foto: Henrique Raynal/CC

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou neste domingo (13) que o governo federal deve publicar ao longo da semana o decreto de regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica, em resposta à tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida visa garantir instrumentos legais para proteger a economia nacional diante da nova taxação anunciada pelos Estados Unidos.

Segundo Rui, um grupo de trabalho será coordenado pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, com participação da Casa Civil, Ministério da Fazenda, Secretaria de Relações Institucionais e MDIC. O objetivo é preparar possíveis medidas de retaliação até o prazo estabelecido pela Casa Branca, que fixou 1º de agosto como data para a entrada em vigor das tarifas.

“Vamos analisar e preparar as medidas até o dia 1º. Se essa tarifa for mesmo efetivada, vamos proteger o emprego e a atividade econômica no Brasil”, declarou Rui Costa após a entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida, em Salvador.

O ministro classificou a atitude do governo Trump como “absurda” e “inacreditável”. Rui também criticou a forma como a medida foi comunicada, por meio de uma carta divulgada nas redes sociais do presidente norte-americano. “Isso nunca aconteceu na história da diplomacia internacional”, disse.