POLÍTICA


Rosemberg usa informação incorreta para defender criação de secretaria da ponte Salvador-Itaparica

Líder do governo na Alba cita, de forma equivocada, criação de secretaria na construção da Ponte Rio-Niterói para justificar proposta

Foto: Lucas Franco/MundoBA

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), voltou a defender nesta quarta-feira (17) a criação de uma secretaria específica para tratar da ponte Salvador-Itaparica, mas o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda avalia a ideia. A pasta idealizada por Jerônimo é apenas um “pensamento”, e muita coisa sobre o assunto não passa de especulação, segundo o parlamentar.

“A secretaria ainda é um pensamento. O governador Jerônimo, junto com todo o staff do governo, coloca para os deputados todos os investimentos de grande porte, como é a ponte Salvador-Itaparica… É preciso criar. uma estrutura capaz de dirigir esses investimentos. Pode ser uma diretoria, mas há um entendimento, já que para a ponte Rio de Niterói foi criada uma secretaria.”

Rosemberg, contudo, utilizou de um argumento incorreto para defender a criação de um departamento específico para a ponte Salvador-Itaparica. A afirmação que uma pasta semelhante teria sido criada para a construção da ponte Rio-Niterói não é verdade.

Inaugurada em 1974 durante o regime militar, o equipamento viário foi uma obra de responsabilidade do governo federal, e não do governo do estado do Rio de Janeiro.

A construção foi coordenada pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Dner). O papel do governo do Rio de Janeiro no projeto foi secundário e de apoio, enquanto a responsabilidade central, financeira e técnica, permaneceu com os órgãos federais. Nenhuma secretaria ou departamento específico foi criado pelo governo estadual para a construção da ponte.