POLÍTICA


Rosemberg Pinto quer dar Comenda 2 de Julho e Título de Cidadão Baiano a Alexandre de Moraes

Líder do governo na Alba anuncia proposta de homenagem ao ministro do STF por “grandes feitos pelo povo”

Fotomontagem: Divulgação/Alba e Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode se tornar o sexto integrante da Corte a receber o Título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho, as mais altas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Casa, durante a reabertura dos trabalhos legislativos deste segundo semestre. De acordo com ele, um projeto de indicação será apresentado para homenagear Moraes.

“Estaremos dando título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho ao ministro Alexandre de Moraes pelos seus grandes feitos pelo nosso povo”, afirmou o parlamentar.

A declaração aconteceu um dia após Moraes determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob a justificativa de descumprimento de medidas cautelares. A decisão provocou reação de parlamentares da oposição, que passaram a adotar estratégias de obstrução nas votações do Congresso.

Caso a proposta seja aprovada pelos deputados estaduais, Alexandre de Moraes se somará a outros cinco ministros do STF que já foram agraciados com o título de Cidadão Baiano. A mais recente homenagem foi concedida ao atual presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, em maio deste ano.