POLÍTICA


Reprovação ao STF supera aprovação e chega a 36%, aponta Datafolha

Desempenho do Supremo é considerado regular por 31% dos brasileiros; levantamento foi feito antes da decisão de prender Bolsonaro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 36% dos brasileiros reprovam o desempenho do Supremo Tribunal Federal (STF). Já 29% aprovam a atuação da Corte, enquanto 31% a consideram regular. Outros 4% não souberam opinar. Os dados foram divulgados na terça-feira (5).

O índice de reprovação cresceu oito pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior, realizado em março deste ano, quando 28% avaliavam o STF como ruim ou péssimo, e 29% consideravam o trabalho bom ou ótimo. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 126 municípios, entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento foi realizado antes da decisão do ministro Alexandre de Moraes, proferida em 5 de agosto, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, já refletia a repercussão de medidas cautelares impostas a Bolsonaro, como a obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica, decretada dias antes.

A mesma pesquisa apontou que 55% dos entrevistados aprovam o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente. Além disso, a maioria acredita que Bolsonaro tem intenção de deixar o Brasil, apesar das restrições judiciais que o impedem de sair do país.