POLÍTICA


PT repudia ‘investida’ dos EUA contra a Venezuela e reforça posição em defesa da soberania

Partido acusa Trump de adotar postura intervencionista ao pressionar Maduro com sanções e ações militares

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

 

O Partido dos Trabalhadores (PT) criticou as recentes ações dos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump em relação à Venezuela. Em nota oficial, a legenda denunciou a política de sanções, boicotes e retaliações como reflexo de uma postura “intervencionista e golpista” que, segundo o partido, atenta contra os princípios do direito internacional e agrava o sofrimento da população venezuelana.

Criticando o movimento do governo Trump, o secretário nacional de Relações Internacionais do PT, senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que não tolera ações violentas e ameaças. “Não aceitamos ameaças, nem tão pouco atos violentos contra a Venezuela. Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas. Não precisamos de intervenções autoritárias, alheias ao continente, para superarmos nossos desafios”, declarou.

O partido também destaca o papel do país como mediador regional e se posiciona em defesa da não intervenção como alternativa para os conflitos na América Latina. “Neste momento, é imperativo que prevaleça a serenidade. Ameaças e atos violentos desrespeitam a nossa tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul”, concluiu Humberto Costa.