POLÍTICA


PT pede cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro por ataques ao STF

Representação acusa o deputado licenciado de articular sanções internacionais ao Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O Partido dos Trabalhadores protocolou nesta terça-feira (27) uma representação na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por quebra de decoro parlamentar.

O pedido foi assinado pelo líder da bancada do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), e pelo presidente nacional da legenda, senador Humberto Costa (SE). Segundo o documento, Eduardo Bolsonaro teria promovido ataques institucionais ao Supremo Tribunal Federal (STF), tentado constranger o exercício da jurisdição constitucional e articulado sanções internacionais contra autoridades brasileiras.

O partido solicita que o caso seja analisado pela Comissão de Ética e que o parlamentar seja punido com a perda do mandato por “flagrante incompatibilidade com o decoro parlamentar”.

A representação foi apresentada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir ao STF a abertura de um inquérito para apurar a suposta atuação de Eduardo contra o Judiciário brasileiro em agendas nos Estados Unidos.