POLÍTICA


PT convoca manifestações contra projeto que pode reduzir pena de Bolsonaro

Atos pelos país devem reunir partidos de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais no domingo (14)

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

O PT convocou para domingo (14) atos pelo país contra a proposta que pode reduzir as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais condenados no processo da trama golpista. Aprovada na quarta-feira (10), na Câmara, a proposta deve ser votada ainda neste ano no Senado, segundo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Os protestos devem reunir partidos de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais.

“Será uma manifestação contra a anistia aos golpistas e contra qualquer acordo que produza impunidade. Democracia se defende com mobilização, coragem e pressão popular. E é isso que estamos convocando. Ainda é possível barrar essa iniciativa da direita que gera mais impunidade no Brasil, diz secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, secretário de Comunicação Nacional do PT.

O dirigente relembrou que a proposta beneficia diretamente Bolsonaro, que está preso após ser condenado a 27 anos e três meses por um plano que incluía os assassinatos do presidente Lula (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal);

“Quem atenta contra o país precisa ser responsabilizado. Quem planejou assassinato de adversários não pode ficar impune. Essa é a nossa defesa. Sem anistia, impunidade, sem redução de pena”, afirma Éden.