POLÍTICA


PT convoca influenciadores para reforçar campanha de taxação de bilionários, bancos e apostas

Segundo marqueteiro, iniciativa será dividida em fases; a primeira, já em curso, busca atrair atenção para o debate sobre justiça fiscal

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O PT convocou cerca de 270 influenciadores digitais e apoiadores, nesta quarta-feira (2), para uma reunião virtual com objetivo de impulsionar a nova estratégia de comunicação do governo Lula nas redes sociais. Com apoio do Palácio do Planalto, o foco principal da mobilização é a campanha apelidada de “taxação BBB” — sigla para bilionários, bancos e bets (apostas).

A reunião contou com a presença, segundo o Estadão, de nomes da cúpula do partido, como o presidente do PT, senador Humberto Costa (PE), o deputado federal Jilmar Tatto (SP), secretário nacional de comunicação da legenda, e o marqueteiro Otávio Antunes, responsável pela estratégia digital da campanha.

Segundo Antunes, a iniciativa será dividida em fases. A primeira, já em curso, busca atrair atenção para o debate sobre justiça fiscal. Na segunda etapa, a ideia é apresentar comparações didáticas entre privilégios de setores específicos e políticas sociais. Um exemplo citado foi o custo do Bolsa Família, que atende milhões de brasileiros, comparado às isenções fiscais concedidas a poucos produtores rurais.

Tatto destacou que a ação ocorre em um contexto de “modo pré-campanha”, diante da polarização política do país, mas ressaltou que não se trata de um enfrentamento ao Congresso. A declaração contrasta com a postura de parte da militância digital, que vem promovendo nas redes a hashtag #CongressoInimigoDoPovo após a derrubada, pela Câmara, da portaria que reajustava a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Presente no encontro, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, ligado ao PT, foi convidado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, para orientar juridicamente os criadores de conteúdo. Ele recomendou cautela com publicações que possam configurar calúnia, difamação ou injúria, e sugeriu a criação de uma equipe jurídica para apoiar os influenciadores em eventuais dúvidas legais.

“Precisamos agradecer ao Hugo Motta, porque ele deu um choque em todos nós. Ele permitiu que a gente reagisse e deixasse claro o projeto que defendemos”, disse Carvalho, em referência ao presidente da Câmara, que pautou a votação que reverteu o aumento do IOF. “Esse enfrentamento não fomos nós que propusemos. É uma defesa de competência atribuída ao Executivo. Se o governo não fizer nada, vai se criar um tsunami institucional”, completou.