POLÍTICA


Megaoperação no Rio mudou agenda política no Brasil, avalia PT

Para o partido de Lula, ação de Cláudio Castro deslocou o debate nacional, enquanto investigações podem confirmar atuação fora dos protocolos e dividir a sigla sobre discurso de segurança para 2026

Foto: Reprodução/Instagram @vozdascomunidades

O Partido dos Trabalhadores (PT) considera que a megaoperação da polícia no Rio de Janeiro mudou a agenda do país. A sigla avaliava que o momento era de aumento na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o discurso da soberania e a reação às tarifas impostas pelos Estados Unidos. As informações são da CNN Brasil.

Diversas ONGs e parlamentares de esquerda criticaram a ação do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), chamando a estratégia nos complexos da Penha e do Alemão de “chacina”. Por outro lado, a oposição agiu rápido e se uniu em torno da defesa do chefe do Executivo fluminense.

Na avaliação dos petistas, as investigações irão provar que as forças policiais agiram fora dos protocolos e cometeram excessos.

A posição sobre a operação divide o partido. Um lado da sigla teme que o tema da segurança pública esteja no centro de debate em 2026 e prega uma manobra pragmática no discurso.