POLÍTICA


Vídeo: Pastor Isidório leva bebê ‘esborne’ para plenário da Câmara: ‘Ela fez pipi’

Cena protagonizada pelo deputado baiano ocorre dias após três PLs que tratam sobre a versão hiperrealista de bonecos serem protocolados na Casa

Imagem: Reprodução/TV Câmara

O deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) levou ao plenário da Câmara uma boneca reborn, a qual chamou de “neta esborne”, durante um discurso contra a atual febre em torno da versão hiperrealista de bebês.

Com a ‘menina’ vestida de rosa nos braços, mochilinha e outros adereços na tribuna da Casa, Isidório iniciou dizendo não ser pecado brincar como tais brinquedos, mas fez um apelo aos adeptos da nova onda: não devemos esquecer “das nossas crianças de carne e osso, que têm sentimento, espírito e alma”. Tampouco se valer do SUS (Sistema único de Saúde) —referindo-se a um inusitado episódio no interior da Bahia—, ou ocupar o tempo de padres e pastores para tentar ‘batizar’ os bonecos.

“Senhor presidente, eu estou aqui com a minha neta, bebê ‘esborne’, sei lá como é o nome, para dizer à Bahia e ao Brasil que, se alguém cria a bebe ‘esborne’, compra roupinha, dá mamadeira, faz chá de fralda, faz gasto com esses bonecos de silicone, sem querer importunar o SUS ou padres e pastores, que brinquem com suas bonecas, não é pecado”, disse.

“Não vamos trocar o natural por silicone. Que brinquem com boneco, mas creiam na criação de Deus”, pediu Isidório.

Na sequência, o parlamentar baiano afirmou que “neta esborne” tem ambições políticas. “Aliás, a minha neta está querendo ser agora deputada federal.”

Em outro momento, Isidório sugeriu que houve um pequeno incidente no meio de sua fala. “Vou ter que sair para trocar a roupa dela, porque fez pipi aqui.”

A cena protagonizada pelo deputado baiano ocorre dias após três PLs (projetos de lei) que tratam sobre bebês reborn serem protocolados na Câmara.

As proposições vão de proibir atendimento a bonecos hiperrealistas em instituições de saúde a acolher de forma psicossocial quem desenvolve vínculo afetivo com eles.

Assista ao vídeo