POLÍTICA


PSOL aciona PGR contra Nikolas Ferreira por postagens sobre Lula

Partido pede investigação após deputado sugerir, em redes sociais, a captura do presidente por agentes dos Estados Unidos, apontando afronta à soberania nacional

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

 

O PSOL acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) nesta segunda-feira (5), para que o parlamentar seja investigado por conta das postagens em que ele sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja capturado pelos EUA. A solicitação foi feita pelo ex-presidente do partido, Juliano Medeiros, e pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Por meio de sua conta do X (antigo Twitter), Nikolas publicou uma montagem em que aparece Lula sendo preso por agentes americanos, fazendo referência a prisão do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

“É flagrante que Nikolas Ferreira tenha insinuado apoio à eventual ingerência oriunda do poder de estado estadunidense contra a ordem institucional democrática”, dizem os deputados na ação.

De acordo com o PSOL, a ação de Nikolas “atenta diretamente contra a soberania nacional e a integridade das instituições democráticas brasileiras”.

“Ninguém está acima da lei. Nenhum parlamentar está protegido pela imunidade do cargo quando se trata de sugerir, defender ou propor o sequestro do presidente do Brasil, ou uma invasão estrangeira, como Nikolas fez em suas redes. Foi naturalizando esse tipo de absurdo”, afirma Medeiros.

Veja a publicação de Nikolas