POLÍTICA


Presidente do PT minimiza comemoração de Bruno Reis sobre pesquisa: ‘Que venham as eleições’

“Existem dois grupos, o que celebra pesquisa e o que comemora resultado das urnas.”

Foto: Reprodução/Instagram/@edenvaladares/@brunoreisba/Edição MundoBA

 

Em entrevista ao MundoBA, o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, rebateu as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), de que Jerônimo Rodrigues (PT) 2026 não deve conseguir se reeleger. Afirmativa do prefeito tem como base pesquisa do Instituto Paraná – publicada nesta quinta – que mostra a gestão do governador reprovada por 51,6% dos baianos ouvidos.

Em resposta, Éden relembrou a disputa de 2022, quando os dados “foram desmentidos” pelas urnas. “Com todo respeito, mas esse não é o mesmo instituto que em julho de 2022, ou seja, no ano eleitoral, dava ACM Neto com 58% e o governador Jerônimo com 15%? Se um erro desse tamanho foi possível tão perto da disputa, imagina há um ano e tanto das eleições, né?“

A pesquisa que avaliou a gestão de Jerônimo Rodrigues mediu também a preferência do eleitorado para a eleição do próximo ano e apontou liderança de ACM Neto (União), com 53,3% das intenções de voto na modalidade estimulada quando o entrevistador oferece os nome dos (possíveis) candidatos. Neste cenário, o governador pontuou 28,1%.

Para Éden, “esse movimento concretiza um pensamento de dois grupos distintos”. “Penso que estamos novamente diante aquilo que a literatura da ciência política vem consagrando: existem dois grupos políticos distintos na Bahia, o que celebra pesquisa e o que comemora resultado das urnas.”

O dirigente petista ainda ironiza a postura do prefeito, sugerindo que Bruno Reis dedique seu tempo em resolver as questões da cidade. “O prefeito de Salvador deveria dedicar seu tempo para os problemas da cidade em vez de se comportar como líder de torcida do seu ex-chefe. Sobre pesquisas e nas nossas vitórias nas urnas, com muita humildade, posso te dizer: que venham as eleições”, diz Éden ao MundoBA.