POLÍTICA


Presidente do PT confirma Lula como candidato à reeleição em 2026

Edinho Silva descartou qualquer possibilidade de o petista não disputar novo mandato

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou nesta sexta-feira (25) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será candidato à reeleição em 2026. “Não tem essa possibilidade. Lula é candidato nas eleições”, cravou, ao ser questionado sobre uma eventual desistência do petista de disputar um novo mandato.

A declaração foi feita durante participação no evento Expert XP, em São Paulo, onde Edinho dividiu um painel com o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos; o presidente do União Brasil, Antonio Rueda; e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).

Ex-ministro da Secom no governo Dilma e ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho afirmou que o desafio do PT e de outras siglas com grandes lideranças é garantir a transição futura, sem depender exclusivamente de nomes. “Temos que construir uma instituição forte, capaz de dialogar com a sociedade e alinhada à sua agenda”, afirmou.

Ele também defendeu que as eleições de 2026 sejam espaço para debater um novo projeto de país, criticando distorções no sistema tributário e programas de renúncia fiscal. “O Brasil é o único país com desoneração ad eternum. O Perse, criado para o setor de eventos na pandemia, hoje atinge outros setores. Não faz sentido continuar desonerando. Isso significa um país de privilégios”, criticou.

Para Edinho, é preciso discutir com seriedade a distribuição de renda. “Se 10% do mundo concentram 52% da riqueza, não há política contra a migração que vá resolver isso. Um país justo precisa também distribuir renda”, concluiu.