POLÍTICA


Presidente da Conafer é preso por falso testemunho durante CPI do INSS

Carlos Roberto Ferreira Lopes pagou fiança e foi solto na madrugada; relator diz que pedirá prisão preventiva ao STF

Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer – Foto: Bruno Spada/Cãmara dos Deputados

 

O presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante por falso testemunho após depor à CPI do INSS nesta terça-feira (30). A decisão foi tomada pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), após críticas de parlamentares à postura do dirigente durante a sessão de nove horas.

Lopes é acusado de mentir ao colegiado mesmo após se comprometer a falar a verdade. “O senhor está preso em nome dos aposentados, das viúvas e dos órfãos de nosso país”, disse Viana ao anunciar a detenção. O dirigente pagou fiança e foi liberado por volta das 4h.

A Conafer é a segunda maior investigada pela Polícia Federal no escândalo dos descontos do INSS e usa o Instituto Terra e Trabalho para receber recursos de emendas parlamentares.

“Ele mentiu deliberadamente à CPI desde o início da fala”, declarou o presidente, em entrevista à imprensa depois do encerramento da sessão.

Segundo Viana, as mentiras estão relacionadas a questões como depósitos em conta bancária e organograma de empresas familiares.

“Tentou de todas as maneiras nos convencer de que se tratava de uma operação perfeitamente legal e correta. E não é. Sabemos muito bem que é lavagem de dinheiro e dinheiro dos aposentados”, afirmou.

Relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL) disse que vai pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) a decretação da prisão preventiva de Lopes, sob o argumento de risco de fuga, ameaças a testemunhas e desaparecimento do patrimônio.

(Com informações do jornal Folha de S. Paulo)