POLÍTICA


Presidente da CBPM, Henrique Carballal é homenageado com Comenda 2 de Julho na Alba

Sessão solene também marcou outorga do título de cidadão baiano ao presidente do IBRAM, Raul Jungmann

Foto: Divulgação/GeoMinE 2025

 

Professor, jornalista, ativista político e social, o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Henrique Carballal, foi homenageado, nesta quinta-feira (30), com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ao lado dele, também foi agraciado o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, ex-ministro da Defesa, que recebeu o Título de Cidadão Baiano.

A sessão especial, realizada no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, foi conduzida pela presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, e reuniu autoridades, parlamentares, familiares e amigos dos homenageados. O momento consagrou o reconhecimento a duas trajetórias marcadas pelo compromisso com o fortalecimento das instituições públicas.

O deputado Roberto Carlos (PV), autor da proposição que tornou Carballal o mais novo comendador da Bahia, destacou a relevância do homenageado para o Estado, ressaltando seu papel como educador e defensor de políticas públicas voltadas à inclusão social e ao fortalecimento das comunidades.

“Essa é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. Carballal é um cidadão que serve de inspiração para a classe política e por sua dedicação à causa e ideias ligadas à educação, resultado de um trabalho que compreende a política democrática de direito e a educação como ferramenta de desenvolvimento de um povo”, diz.

Trajetória

À frente da CBPM desde 2023, Henrique Carballal tem conduzido um processo de modernização e reposicionamento da estatal, atuando no fomento à mineração sustentável e inclusiva e fortalecendo a presença da Bahia no cenário nacional e internacional do setor. Contudo, sua trajetória de compromisso com as causas sociais começou muito antes da atuação na mineração: ainda jovem, presidiu a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e chegou a coordenar o Centros Sociais Urbanos de Salvador.

Em 2008, ingressou na vida política ao ser eleito vereador da capital baiana, tornando-se o mais votado da história do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade. Exerceu quatro mandatos consecutivos, período em que se notabilizou pela atuação firme em defesa da educação, dos direitos sociais e da gestão pública participativa.

Professor de História por formação, Carballal lecionou em diversos colégios e cursinhos pré-vestibulares de Salvador, conquistando reconhecimento pelo jeito lúdico e divertido de ensinar. Já na televisão, apresentou quadros como o “Aprovado”, comandado por Jorge Portugal, na TV Bahia, e o programa “Quem sabe mais?”, na TV Aratu.

Em seu discurso, Carballal dedicou a honraria ao trabalho incansável realizado pela CBPM. “Essa homenagem tem um significado muito especial. Recebo esse reconhecimento como resultado do trabalho que estamos realizando na CBPM, que tem contribuído para o fortalecimento do setor mineral e para transformações sociais no Estado. É um compromisso renovado com o povo baiano e com os deputados que representam esse mesmo povo”, disse.

Ele destacou o simbolismo de ser homenageado ao lado do ex-ministro Jungmann. “Honrado também por recebê-la ao lado do ministro Raul Jungmann, que lidera a política pública de desenvolvimento da mineração em nosso país. Ele que foi absorvido pelo setor mineral e com muita competência vem atuando e promovendo esse setor com a responsabilidade que ele tem”, afirmou Carballal.

Homenagem a Raul Jungmann

Ainda durante a cerimônia, o deputado Júnior Muniz (PT) entregou o Título de Cidadão Baiano ao ex-ministro Raul Jungmann, destacando sua trajetória na vida pública e seu compromisso com a democracia e a defesa das instituições.

“É mais que justa essa honraria ao presidente do IBRAM, Raul Jungmann, por sua excelente trajetória e seu empenho em favor da Bahia e do Brasil. Estamos orgulhosos de agora ´tê-lo como ´novo baiano´”, enfatizou o deputado autor da proposição que reconheceu o ex-ministro como cidadão baiano.

Natural de Recife (PE), Raul Jungmann construiu uma carreira pública de destaque, reconhecida nacionalmente. Foi deputado federal por três mandatos e ocupou posições de liderança no Governo Federal, comandando os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Defesa e da Segurança Pública, onde implementou reformas e políticas que tiveram contribuição relevante para todo o país.

“Vou carregar esse título no coração. Agradeço aos parlamentares da casa e ao povo baiano que me concederam essa homenagem”, diz. E fez um agradecimento especial ao presidente da CBPM: “Carballal é uma máquina de propor soluções, de buscar alternativas, de contribuir para o bem da Bahia e do país. Essa medalha merecida tem tudo a ver com o que você representa, incansável em trazer a EXPOSIBRAM para o estado”, enfatizou.

Jungmann ainda ressaltou que a Bahia é uma anomalia mineral. “A capacidade, os depósitos, a riqueza que a Bahia tem, me coloca numa posição absolutamente favorável. Como nós temos uma energia de base renovável, a matriz mais renovável do mundo é do Brasil, então nós temos a capacidade de produzir o mineral verde que todos precisam e a Bahia está pronta para isso. A Bahia tem um passaporte para o futuro,” afirmou Jungmann.