POLÍTICA


Presidente da Caixa emprega ex de ministro, filha de deputado, advogado de Lira e irmão de prefeito

Banco diz que escolha de consultores segue normas de governança, compliance e integridade

Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, emprega como assessores diretos parentes e aliados de políticos influentes. Entre eles estão a advogada Mayara Santiago, filha do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB), e a economista Maria Socorro Mendonça Carvalho Marques, ex-esposa do ministro Kassio Nunes Marques, do STF.

A lista foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo a partir de um pedido enviado ao banco via LAI (Lei de Acesso à Informação) em 9 de maio. A resposta só foi entregue em 22 de setembro, após determinação da CGU (Controladoria-Geral da União).

A relação entregue pelo banco traz apenas o nome dos 15 assessores da presidência que não são servidores do banco. A reportagem perguntou à Caixa o valor do salário, mas não houve resposta. Segundo funcionários, consultores da presidência recebem quase R$ 40 mil por mês.

Durante mais de quatro meses, a estatal resistiu a divulgar as informações alegando ameaça à segurança física dos assessores e risco concorrencial, por meio de eventual assédio de competidores aos auxiliares de Vieira.

Questionada sobre os nomes, a Caixa afirmou que “a designação de consultores obedece às normas internas e aos ritos de governança, compliance e integridade da instituição”.

Outros dois nomes que aparecem na lista já tinham sido revelados pela Folha em uma reportagem de julho: o médico João Antônio Holanda Caldas, irmão do prefeito de Maceió, JHC (PL), e o advogado Luiz Maurício Carvalho e Silva, que atua na defesa do deputado Arthur Lira (PP-AL) um imbróglio com posseiros sobre terras não declaradas em Pernambuco e já representou a mãe do deputado em outro processo. O advogado e Lira não responderam aos questionamentos da Folha.

Questionada, a Caixa citou a passagem de João Antônio pela Câmara dos Deputados para justificar a contratação. “O cargo tem entre suas diversas atribuições […] o acompanhamento do cenário econômico, político, legislativo e social para auxiliar a alta gestão na tomada de decisões. Vale destacar que o consultor João Antônio Holanda já exerceu mandato de deputado”, afirmou.

Vieira foi indicado para a presidência da Caixa por Lira no fim de 2023. Desde então, os cargos do banco têm sido divididos entre partidos do centrão e da direita, como o PP, o Republicanos e o PL.