POLÍTICA


Presidente da Alba critica PEC da Reforma Administrativa e alerta para risco de perda de autonomia dos estados

A declaração foi feita durante participação da 28ª Conferência da Unale, em Bento Gonçalves (RS)

Foto: Divulgação/Assessoria

 

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), defendeu nesta quinta-feira (4) que a PEC da Nova Reforma Administrativa ameaça a autonomia dos estados e enfraquece o pacto federativo. A manifestação ocorreu durante sua participação no segundo dia da 28ª Conferência da Unale, em Bento Gonçalves (RS), em um painel que reuniu parlamentares de diversas regiões para discutir os impactos institucionais da proposta.

“Não aceitaremos qualquer proposta que retire a autonomia dos estados e enfraqueça o pacto federativo”, afirmou.

Durante o debate, Ivana Bastos destacou preocupação com o trecho da PEC que prevê uma espécie de subordinação dos Tribunais de Contas estaduais ao TCU, mecanismo que, segundo ela, não existe na Constituição vigente e representaria interferência direta em competências estaduais. Para a deputada, a medida fragilizaria políticas públicas, criaria insegurança institucional e reduziria o papel das Assembleias no equilíbrio entre os poderes.

A parlamentar também lembrou que os Legislativos estaduais já apresentaram posição unificada sobre o tema durante a I Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, que resultou na entrega da Carta das Assembleias ao governo federal, defendendo modificações profundas no texto da PEC. Além da discussão sobre a reforma administrativa, o segundo dia do evento trouxe debates sobre conectividade democrática, sustentabilidade pública, monitoramento legislativo, mudanças climáticas, desinformação nas eleições de 2026 e inovação para cidades inteligentes, alinhados ao tema central desta edição.

O dia também foi marcado pela eleição da nova diretoria da Unale. O deputado Vilmar Zanchin, do Rio Grande do Sul, foi eleito presidente da entidade para o próximo biênio. A Bahia permanece com forte presença na diretoria: Ivana Bastos foi reconduzida à Executiva como 2ª tesoureira, além de ser conselheira do colegiado de presidentes da entidade; e a deputada Fabíola Mansur (PSB) continua exercendo a função de secretária da Bahia na Unale. Para Fabíola Mansur, “é fundamental que a Unale siga fortalecida, com protagonismo dos estados e diálogo permanente. A unidade dos Legislativos Estaduais é decisiva para construirmos soluções mais justas e equilibradas para o país”, afirmou.

Ao concluir sua participação, Ivana Bastos reafirmou que a ALBA seguirá contribuindo ativamente para as discussões nacionais, defendendo os estados e fortalecendo o papel dos Legislativos como pilares da democracia. Segundo ela, “a Bahia participa desse debate com responsabilidade, convicção e compromisso com o país que estamos construindo”.