POLÍTICA


‘Prefeito foge da responsabilidade’, diz vereadora sobre crise na educação em Salvador

Aladilce diz que precariedade nas escolas, ausência de plano pedagógico consistente e desvalorização dos professores explicam queda da capital no ranking nacional de educação

Foto: Victor Queirós/CMS

 

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) criticou nesta quinta-feira (29) a gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil) após Salvador cair 31 posições no ranking de Qualidade da Educação do Centro de Liderança Pública (CLP-Brasil). Para a parlamentar, a gestão municipal tenta fugir da própria responsabilidade ao atribuir o mau desempenho a outras esferas de governo.

Segundo Aladilce, os problemas na educação municipal não são recentes e se arrastam desde gestões anteriores do grupo político liderado por ACM Neto. “Não é de hoje que existe a precariedade da educação em Salvador. Desde o governo ACM Neto, nós não temos um projeto de educação consistente. Há troca constante de secretários, ausência de um plano pedagógico de qualidade e referenciado socialmente”, afirmou em entrevista ao MundoBA.

A vereadora destacou ainda a falta de estrutura nas unidades escolares como um dos principais fatores que impactam negativamente o aprendizado. “Nós temos escolas sem estrutura, verdadeiras ‘saunas de aula’, sem climatização. Tudo isso interfere diretamente na aprendizagem dos estudantes”, criticou.

Outro ponto levantado por Aladilce foi a insatisfação dos profissionais da educação. Ela lembrou que, no ano passado, professores da rede municipal realizaram uma greve de 73 dias por conta do pagamento do piso salarial. “Professores desvalorizados, insatisfeitos, entram em greve. Tudo isso contribui para que Salvador chegue a esse resultado educacional”, ressaltou.

Para a parlamentar, Bruno Reis não pode transferir a responsabilidade para o Estado ou para União. “O prefeito está muito equivocado ao ficar jogando a culpa em outra esfera de governo. É preciso enfrentar os problemas reais da educação no município, reconhecer as falhas e procurar corrigir”.

Ao comparar com a atuação do governo estadual, a vereadora afirmou que a gestão de Jerônimo Rodrigues (PT) tem feito investimentos significativos. “O governo Jerônimo está fazendo um esforço muito grande, com escolas de tempo integral em padrão elevado, além de investimentos na qualificação dos professores. Isso mostra que não cabe ao prefeito transferir responsabilidades”, concluiu Aladilce.