POLÍTICA


PGR tem até quarta-feira para se manifestar sobre explicações de Bolsonaro ao STF

Ex-presidente é acusado de descumprir medidas cautelares e de planejar fuga do Brasil; Moraes pode impor novas restrições

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem até a manhã da próxima quarta-feira (27) para apresentar parecer sobre as explicações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito do descumprimento de medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As respostas enviadas pela defesa de Bolsonaro foram encaminhadas à Corte nesta segunda-feira (25), e a notificação à PGR ocorreu por volta das 10h30. Com isso, o órgão dispõe de 48 horas para análise. Após a manifestação, Moraes decidirá se impõe ou não novas medidas restritivas contra o ex-presidente.

Na semana passada, o ministro deu prazo para que os advogados esclarecessem três pontos: o suposto descumprimento de cautelares, o planejamento para deixar o país e a reiteração de condutas ilícitas. As explicações estão inseridas no inquérito que investiga uma possível tentativa de coação de autoridades brasileiras ligadas à ação penal sobre o golpe de Estado de 2022. A Polícia Federal indiciou Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), apontando que ambos atuaram para atrapalhar as investigações relacionadas à trama golpista.