POLÍTICA


PF diz que Zambelli mudou de esconderijo na Itália para evitar prisão

Carla Zambelli havia chegado à Itália no dia 05 de junho; ela havia deixado o Brasil em 25 de maio

Foto: Lula Marques/EBC

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) — presa em Roma na terça-feira (29) — alterava com frequência os locais de hospedagem para evitar ser localizada pelas autoridades, durante o período em que esteve na Itália. A informação foi revelada por uma fonte da Polícia Federal (PF) ao blog do jornalista Octávio Guedes, do G1. “Não foi possível monitorar o tempo todo, 24 horas. Então, não sabemos em quantos lugares ela se abrigou, mas com certeza mudava de endereço”, relatou um dos investigadores.

No dia 13 de junho, um funcionário diplomático da PF no país europeu localizou Zambelli em uma pensão onde também se hospedavam outras famílias. A polícia italiana chegou a ser acionada, e havia expectativa de que a prisão fosse realizada em poucas horas.

Apesar da identificação do paradeiro, a operação não foi executada naquele momento. Por se tratar de uma figura política, o caso foi tratado com reserva pelas autoridades italianas, que consultaram o Ministério Público e o Judiciário do país antes de qualquer ação. Desde então, a deputada seguiu sendo monitorada pela Polícia Federal brasileira, segundo a reportagem, até ser detida.