POLÍTICA


Parlamentares na CPMI do INSS pedem depoimento de investigada que já morreu

Maria Inês, ex-presidente da Ambec, foi convocada por parlamentares do PT, mas faleceu em 2024; associação é investigada por descontos milionários no INSS

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ex-presidente da Ambec (Associação de Benefícios Mútuos dos Empregados da Caixa Econômica Federal), Maria Inês Batista de Almeida, foi convocada por senador e deputados do PT à depor na CPMI do INSS, o problema, no entanto, é que ela faleceu em novembro de 2024.

Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Alencar Santana (PT-SP), além do senador Fabiano Contarato (PT-ES), solicitaram que Maria Inês preste depoimento sobre as atividades na entidade.

A Ampec é apontada como a terceira associação que mais descontou valores dos beneficiários do INSS em 2024, recolhendo no período um valor de aproximadamente R$ 231,3 milhões, cerca de 8,8% do total de todas as associações.

Os descontos tiveram início em 2022, com R$ 25 milhões, atingindo $ 91,4 milhões em 2023, fazendo a associação virar alvo de investigações por suposto controle por “laranjas” ligados ao empresário do setor de saúde Mauricio Camisotti.