POLÍTICA


Paraná Pesquisas: ACM Neto lidera com folga disputa pelo governo da Bahia

Ex-prefeito venceria pleito no 1º turno em disputa tanto contra Jerônimo Rodrigues quanto Rui Costa

Foto: Vitor Pereira/MundoBA

Se as eleições para o governo da Bahia fossem hoje, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) venceria no primeiro turno com ampla vantagem, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31) pelo instituto Paraná Pesquisas.

Em um cenário contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT), dentro do cenário estimulado, ACM Neto aparece com 53,5% das intenções de voto, contra 28,1% do petista. No mesmo levantamento aparecem ainda o ex-ministro João Roma (PL), com 6,1% das intenções de voto, e Kléber Rosa (Psol), com 1,3%. Brancos, nulos e indecisos somam 11%.

Já em um segundo cenário, desta vez contra o ex-governador do Estado e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), Neto também venceria com 53,3% contra 28%. Roma aparece com 6,2% e Kléber Rosa, com 1,4%.

Em uma simulação de segundo turno entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues, o ex-prefeito soteropolitano ampliaria a vantagem e venceria com 59,4%, contra 30,8% do atual governador. Brancos, nulos e indecisos somam 9,9%.

O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 29 de julho de 2025, com 1.620 eleitores em 66 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa — feita em parceria com o Bahia Notícias — está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-09386/2025.